quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Orelha de couve


Ao conviver com praticantes de arte marciais e lutadores de modo geral é comum ouvir a expressão orelha de couve-flor ou orelha estourada. A orelha do lutador recebe diversos tipos de atrito e sofre alguns esmagamentos no decorrer dos treinos e principalmente nas lutas em campeonatos. A orelha deforma adquirindo um formato semelhante ao de uma couve-flor. Isso ocorre em diversas situações, ao sair de triângulo, de um 100 kg, em movimentos de passagem de guarda e as vezes até em reposições de posições, costumo dizer que o grau de dano sofrido pela orelha depende da quantidade de amasso sofrido nos anos de aprendizado do jiu-jítsu. 
As contusões nas orelhas geram hematomas entre a cartilagem e a pele que a cobre e a protege, o sangue do hematoma que ali fica, separa uma da outra (pele de cartilagem) resultando na desfiguração da mesma. Em relação à proteção a integridade física do atleta que quer participar desse tipo de modalidade esportiva existe no mercado, protetores acolchoados especiais para evitar danos às orelhas, contudo, orelha estourada ou de couve-flor tornou-se uma marca registrada dos lutadores, a ponto de alguns praticantes usarem alicates, o kimono, toalhas em casa em frente ao espelho e até mesmo no momento em que estiverem lendo esse texto em frente ao computador apertando a orelha com a mão com o intuito de quebrar a cartilagem... Tudo isso para acelerar o processo de deformação.

A única maneira de corrigir a lesão é  drenar o sangue e colar a cartilagem à membrana que a protege, se isso não for feito imediatamente, só restará à cirurgia plástica e, mesmo assim, dificilmente a orelha recuperará seu formato original.
Em meus anos de pratica e dedicação ao jiu-jítsu já vi muita coisa, inclusive drenagens de orelhas machucadas em academias, o cara colocava bastante gelo na orelha e depois um amigo vinha e com o uso de uma seringa e agulha fazia a drenagem do sangue na orelha, não recomendo esse tipo de ação e condeno essa pratica, acredito que esse procedimento deve ser executado pro um profissional da área. 

O problema não é apenas estético, no inicio da lesão é bastante doloroso, além do que, essa condição diminui a capacidade de audição do lutador e deixa a região vulnerável a infecções, sem mencionar o fato de que quase que fecha o orifício auditivo, agora imagine a seguinte situação: viagem longa de ônibus para aquele campeonato fora do estado, todo aquele tédio que é viajar de ônibus! Ai você lembra vou ouvir um som corre a mochila e pega o mp3 player para escutar sua banda preferida, mas ai lembra que o fone não cabe de forma alguma em seu ouvido...

17 Comentários:

Anônimo disse...

jáaaaa passei por isso !!!

Anônimo disse...

Júlio de BH
Estou passando por isso, sou iniciante no Jiu-Jitsu e estou com uma das orelhas lesionadas já foram feitas 03 drenagens e minha orelha volta a inchar... Dói pra caralho

Anônimo disse...

SÓ SE FOR O FONE SONY ERICSSON AQELE DE PINO RSRSRSRSRS

Anônimo disse...

é mas tem aqueles fones redondos e grandes que se encaixa nas orelhas esses cabem em qualquer formato de orelha de couve flor.

pit bull disse...

sou pit bull e queria muito fica com a orelha assim queria saber com fazer isso mais rapido faço jiu e mma assim passo menos dor se tiver como me diz valeu!!!!!!!!!!!!!!

daniel hbs disse...

meu nome é daniel e estou treinando a umas duas semanas, minhas orelhas já estão feridas. eu não estou a fim de ficar com as orelhas daquele jeito.
como que eu faço pra evitar essas lesões nos treinos ?

Ailson P. Carvalho disse...

Daniel HBS, cara a deformação da orelha é conseqüência do atrito gerado no dia a dia dos treinos...
Existe proteções para orelha, é só procurar no mercado que vc encotra.
Vlw, bom treino.

lukinhas_jiujitsu disse...

se a orelha estorar e não drenar o que acontece?

lukinhas_jiujitsu disse...

quando a orelha estora se você não drenar a orelha o que acontece??

Ailson P. Carvalho disse...

lukinhas_jiujitsu, Cara muitos atletas do jiu-jitsu tem a orelha deformada devido aos treino diários... Se não drenar a o sangue que fica entre a cartilagem e o tecido que recobre a orelha você pode esta sujeito há alguma tipo de otite sem falar que para colocar aqueles fones de ouvido internos nem pensar...
Bom treino.

Anônimo disse...

olá,Meu nome éer Tales,
sou praticante e competidor de jiu-jitsu á 2 anos... queria muito q minha orelha estourasse mais ñ acontece comigoo... gostaria de saber como faço p estourar minha orelha com alicate´.existe algum video q ensine? alguém por favor me diz aeh como faço p estourar minha orelha.? vlw

Ailson P. Carvalho disse...

Tales
Orelha deformada é sinal de treinos muito constantes, amassa daqui dali, toma carro, passa o carro... Treino casca grossa mesmo!
Agora, volta e meia vejo um aluno esfregando o kimono na orelha, dando socos para tentar quebrar a cartilagem e por aí vai... Mas não aconselho a pratica, é muito dolorosa e vc ficará alguns dias sem treinar!
Valeu bom treino!
Osss.

Fabiano disse...

Eu estava com um peq hematoma, apertei ele com força até estourar na hr nao doeu, mas depois, nao dava nem pra encostar na orelha, mas o hematoma sumiu.

Anônimo disse...

Olá , quero começar a praticar já, mas nao quero ficar com a orelha assim. Num treino de 3 vezes por semana quais as chances de estourar minha orelha?
Maicon

Ailson P. Carvalho disse...

Maicon,
Vai depender da constituição de sua orelha, eu por exemplo tenho aproximadamente 14 anos de jiu-jítsu e minha orelha não é estourada... Mas já vi casos de alunos que começaram a treinar e com uma semana já estavam com hematomas nas orelhas... A sugestão e o uso de um protetor de orelhas, você pode encontrar em lojas para esportes...
Osss.

Anônimo disse...

Como diz meu mestre de la riva orelha estourada diz muita coisa sabe porq,so tem orelha amassada quem ja foi amassado

Anônimo disse...

Meu nome é vitor,bom eu treino jiujitsu faz tempao eu treino paro uns meses e volto, mas minha orelha direita ja esta deformando ela a inxou de sangue entao eu baalanlava orelha chega sacudia sangue dia senguinte ela muxou eu dormindo e assando que so pow so uma parte da orelha.eu quando treino sofro enatomas.porem quando acordo espremendo a orela ela fica inxada pow,toda remosa e queimando oque eu fasso?? Ela ja descolou cartilagem

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO